sábado, 23 de maio de 2009

Servidores continuam firmes nas paralisações

Foto: Ed' Tranquille

Dando prosseguimento ao cronograma estabelecido pelos servidores municipais em assembléia, a categoria completou ontem (22) o terceiro dia de mobilização com a paralisação das atividades da SALVAMAR. Em respeito à legislação, o SINDSEPS manteve 30% do efetivo na praia, sendo que os demais salva-vidas ficaram concentrados na sede localizada em Patamares. Na quinta-feira (21) foi a vez da TRANSALVADOR, que também só operou com efetivo de 30% para atender solicitações de emergência.

O protesto prossegue com a paralisação da SUCOM na segunda feira (25), SUCOP na terça-feira (26), Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira (27), SESP e SUSPREV na quinta-feira (28), finalizando na sexta-feira (29) com a paralisação da DESAL.

Após as mobilizações, será realizada uma assembléia no dia 02 de junho, na qual poderá ser decretada uma greve geral na Prefeitura de Salvador, caso a administração municipal não apresente uma contraproposta viável à pauta de reivindicações da categoria.
Para saber mais, clique nos links abaixo.
Site Bahia Notícias - TRANSALVADOR PARALISA ATIVIDADES

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Paralisação na SEPLAG tem total adesão dos Servidores

Foto: Ed’ Tranquille

Conforme programado, o SINDSEPS realizou, ontem (20), a paralisação das atividades da Secretaria de Planejamento Tecnologia e Gestão (SEPLAG), Posto de Abastecimento de Combustíveis, além de alguns órgãos localizados no complexo dos Barris. A adesão dos servidores foi total, mantendo em funcionamento apenas 30% dos serviços. No Posto de Combustíveis puderam abastecer: os veículos da Secretaria Municipal de Saúde, Abrigo D. Pedro II, Prato do Povo, CODESAL, e as Ambulâncias do SAMU.


Em reunião no final da tarde, as lideranças e servidores que se encontravam no local avaliaram positivamente a manifestação que prossegue hoje (21) com a paralisação da TRANSALVADOR.


Leia mais...

Jornal A Tarde On Line clique aqui.

Site Política Livre clique aqui.

Site Bahia Notícias clique aqui.

Site da Rádio Metrópole clique aqui.

terça-feira, 19 de maio de 2009

DESCASO DA PREFEITURA LEVA SERVIDORES A PARALISAR AS ATIVIDADES

Motivados pela falta de respeito e atenção da prefeitura, que sequer apresentou uma contra proposta à Pauta da Campanha Salarial 2009, entregue pelo SINDSEPS desde o dia 03 de abril, os servidores municipais, em assembléia realizada ontem (18), no auditório do SINERGIA, aprovaram a realização de diversas paralisações setoriais (ver cronograma abaixo) e de mais uma Assembléia Geral para o dia 2 de Junho, em local a se definir, na qual poderá ser deflagrada uma Greve Geral dos Servidores da Prefeitura do Salvador.
Na Pauta constam itens importantes para os servidores como: Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (apontado pelos leitores deste blog como sendo o mais importante), restabelecimento da assistência à saúde, estabelecimento de um Piso mínimo, condições de trabalho, dentre outras. Para ver a Pauta completa clique aqui.

LOCAIS E DATAS DAS PARALIZAÇÕES SETORIAIS


20/05/2009 - SEPLAG
21/05/2009 - TRANSALVADOR
22/05/2009 - SALVAMAR
25/05/2009 - SUCOM
26/05/2009 - SUCOP
27/05/2009 - SMS (Serviços de Saúde)
28/05/2009 - SESP E SUSPREV (Guarda Municipal)
29/05/2009 - SEFAZ, EDUCAÇÃO (Escolas Municipais) e DESAL
02/06/2009 - ASSEMBLÉIA GERAL

domingo, 17 de maio de 2009

ENQUETE APONTA PLANO DE CARGOS COMO O PONTO MAIS IMPORTANTE PARA O SERVIDOR

Em enquete realizada por este blog (O que você acha que é mais importante para o servidor), 50% dos participantes informaram que é um Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos dignos, 25% - Assistência a Saúde extensiva aos dependentes, 15% - jornada de Trabalho de 6 horas com vencimentos e vantagens da jornada de 8, e 10% optaram por um reajuste acima da inflação.
Agora você vai opinar sobre o que a prefeitura está fazendo com os recursos oriundos do aumento da arrecadação e da “Reforma Administrativa”.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

PRÉDIO DA SESP É INTERDITADO PELA DEFESA CIVIL

Na última quarta-feira (13), a CODESAL interditou o prédio da SESP por correr risco de desabamento. A ASSESP já vinha alertando sobre o assunto, tendo inclusive, denunciado no desfile da Mudança do Garcia no Carnaval deste ano, quando uma das placas tinha os seguintes dizeres: “Prédio da SESP (uma charge), me segura senão eu caio!”

Como não foram tomadas as devidas providências, espalham-se os servidores em locais improvisados. Se já não se tinha condições de trabalho, agora ficou pior. Os novos locais onde os servidores foram jogados são: Sede da Limpurb na BR 324 e no Prédio da Associação Baiana de Imprensa – ABI, situado na Praça da Sé. Um absurdo!

Leia mais sobre o assunto clicando aqui

segunda-feira, 11 de maio de 2009

SINDSEPS REALIZA ASSEMBLÉIA GERAL NO PRÓXIMO DIA 18

Reprodução do panfleto distribuído pelo SINDSEPS aos servidores.
CAMPANHA SALARIAL 2009
Descaso da administração retarda processo de negociação

A Campanha salarial deste ano está sendo marcada pelo descaso da Administração para com as nossas reivindicações. O Prefeito, através do seu secretariado não tem tido, até o momento, uma postura receptível ao diálogo. O SINDSEPS protocolou a Pauta no dia 03.04.2009, sem obter qualquer resposta dos Gestores aos pontos sugeridos pelos servidores em assembléia.
Diante do descaso, o Sindicato e as entidades de base: ASTRAM, ASSESP, ASCOP, ABASA, ASGUARDA, dentre outras, fizeram uma concentração na SEPLAG objetivando o agendamento de reuniões, visto que, praticamente, tínhamos chegado à data-base sem nenhum acordo. Para nossa surpresa, ao invés de receber os trabalhadores, o Prefeito valeu-se dos colegas, servidores da SUSPREV - Guarda Municipal - para coibir o movimento legítimo dos trabalhadores. Artifício que não funcionou.

Nestes próximos dias, estaremos realizando diversas assembléias setoriais para acumular forças e fazer frente à insensibilidade da prefeitura, pois, trabalhando em péssimas condições, sem direito a assistência à saúde e social (desmantelados durante a gestão do Prefeito João Henrique), sem Plano de Cargos e Salários dignos, com salários defasados onde as perdas já ultrapassam 128%, conforme cálculos do DIEESE, e sem negociação, caminharemos inevitavelmente para uma GREVE GERAL.
Neste sentido, o SINDSEPS convoca todos os servidores para, em Assembléia Geral, decidir os rumos do movimento. A sua participação é muito importante!

TODOS À ASSEMBLÉIA


PAUTA:
· Campanha Salarial 2009
· Indicativo de GREVE
· O Que Ocorrer


DATA: 18 de maio de 2009 (segunda-feira)
HORÁRIO: 17h:30min
LOCAL: Auditório do Sindicato do Eletricitários – SINERGIA
ENDEREÇO: Rua Dr. J. J. Seabra, nº 441 – Sete Portas ( próximo ao terminal de ônibus do Aquidabã)

CÂMARA DEBATE O PAPEL DA GUARDA MUNICIPAL

Por iniciativa da Vereadora Marta Rodrigues (PT), a Câmara Municipal do Salvador realizará uma Audiência Pública com o tema: “O papel da Guarda Municipal na Cidade do Salvador". Segundo a vereadora “o debate público servirá para aprofundar a discussão acerca da competência e finalidade do órgão” (SUSPREV). Além das representações institucionais, estarão presentes também, o SINDSEPS e a ASGUARDA.


Data: 13 de maio (quarta-feira)
Horário: 09 horas
Local: Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador

Todos estão convidados.

domingo, 10 de maio de 2009

SEMINÁRIO: Onde Estão os Negros no Mercado de Trabalho?

O Atitude Quilombola realizará, no dia 13 de maio (quarta-feira próxima), no Espaço Cultural da Câmara (Praça Municipal), apartir das 16 horas, o Seminário “Onde Estão os Negros no Mercado de Trabalho?”.

O encontro contará também com a participação do DIEESE, Comissão de Reparação, CMS, Ministério Público-BA, Ministério Público do Trabalho, Niger Okan, MNU, CEN, Unegro, Instituto Pedra de Raio, Instituto Buzius, CUT-BA e CTB.
Participem!

CAFÉ CIENTÍFICO

O Café Científico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela LDM - Livraria Multicampi, continua neste mês de maio de 2009 com evento comemorativo do Ano Internacional da Astronomia:

11 de maio de 2009 – 18:30 horas
Débora Correia Rios (Instituto de Geociências, UFBA)
Origem e Evolução dos Elementos Químicos: Big-Bang, Estrelas e Supernovas.

O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. O local é a LDM - Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade. O Café Científico ocorre na segunda semana de cada mês, sempre às segundas-feiras, às 18:30 horas. O telefone da livraria é (71)2101-8000. Informações podem ser conseguidas também no telefone (71) 3283-6568.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

ASSEMBLÉIA UNIFICADA: ASSESP e ASGUARDA

Unificação já!
Dando prosseguimento às discussões da Campanha Salarial 2009, a ASSESP, Associação dos Servidores da SESP, a ASGUARDA, a Associação dos Guardas Municipais, juntamente com o SINDSEPS, Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador, estarão fazendo uma Assembléia Geral dos servidores da SESP.

O SINDSEPS protocolou a Pauta da Campanha Salarial 2009 desde o dia 03 de abril, na SEGOV, aguardando, durante todo esse período, que a pauta fosse analisada pelo governo.

No dia 30/04, na SEPLAG, tentando retardar o processo de negociações, a administração de João Henrique, através do seu secretariado, tentou impedir a manifestação pacífica do SINDSEPS (que cobrava uma posição sobre o fato), usando alguns servidores da SUSPREV (Guardas Municipais), com a intenção de dividir o movimento, jogando uns trabalhadores contra outros.
Com isso, a Administração municipal nos demonstra o quanto será importante a mobilização, a unicidade e a participação efetiva de todos os servidores, dando a devida resposta a este processo ultrapassado, arcaico de cerceamento de direitos dos trabalhadores.
Colega Servidor, compareça e junte-se nesta luta que é de todos nós!
ASSEMBLÉIA GERAL
PAUTA:
* Campanha Salarial 2009
* Festas Populares
* Adicional de Risco de Vida
* O que Ocorrer

LOCAL: Pátio da Guarda Municipal (Av. San Martins – antiga CSD/SESP)
DATA: 08 de maio de 2009 (sexta-feira)
HORA: 8h (manhã)
Informações extraidas do panfleto distribuido aos servidores pela ASSESP

terça-feira, 5 de maio de 2009

Sindseps faz pronunciamento na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores


Depois de serem surpreendidos com a suspensão da sessão da Câmara de Vereadores na última segunda-feira (27), a direção do SINDSEPS esteve ontem (04) no plenário daquela casa, fazendo uso da Tribuna Popular, onde denunciaram o descaso da prefeitura com as questões relacionadas aos Servidores Municipais. Protestou-se mais uma vez contra o sucateamento total do Instituto de Previdência – PREVIS (antigo IPS), o desmantelamento da assistência a saúde e social, a utilização do regime REDA como forma de contratação, bem como as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos.

Na oportunidade, foi feito o devido repúdio à atitude da administração em usar a Guarda Municipal contra o movimento legítimo dos trabalhadores, tentando eximir-se da responsabilidade de negociar a Pauta da Campanha Salarial entregue pelo SINDSEPS desde o dia 03 de abril.

O ato repercutiu em vários órgãos da imprensa local. Leia mais clicando aqui.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mais fotos da Concentração na SEPLAG realizada pelo SINDSEPS

Alguns “Guardas Municipais” tentam impedir a entrada dos Servidores na SEPLAG

Após a entrada na SEPLAG, o SINDSEPS faz um ato de protesto contra a atitude da Administração e explica aos Guardas que o movimento é em defesa deles também.

Os servidores ocupam pacificamente a SEPLAG I


Os servidores ocupam pacificamente a SEPLAG II


Os servidores ocupam pacificamente a SEPLAG III



Agradecemos ao companheiro Saulo Borges pelo fornecimento das imagens e pelas contribuições que tem dado a este blog. Esperamos que todos participem.


DEBATE NO STF: Ministro Joaquim Barbosa expressa vontade popular





Debate acirrado no STF entre os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes.

ASSISTA E DEIXE SEU COMENTÁRIO

domingo, 3 de maio de 2009

Projeto Rodas de Leitura

Toda 1ª terça-feira do mês, a discussão de um livro!

O Projeto Rodas de Leitura é uma parceria entre a LDM – Livraria Multicampi e o PROLER Salvador. Seu objetivo é estimular a leitura, provocando discussões literárias acerca de uma obra previamente escolhida. A cada encontro, um mediador apresenta, abre o debate e troca conhecimentos com o público, enriquecendo, assim, as formas de interpretação do livro em questão.

Dia 05 de maio
Às 18h30min

Discussão sobre o livro: “Vidas Secas” de Graciliano Ramos
Mediador: Prof.º Dr.º Gustavo Roque de Almeida*
Local: LDM – Livraria Multicampi

(Rua Direita da Piedade, nº 20. Quase em frente ao Banco do Brasil)

Entrada Gratuita.
Não é necessária inscrição prévia.

Mais informações sobre o evento, ligue: 2101-8007

* Gustavo Roque de Almeida é licenciado em Ciências Sociais pela UFBA, Mestre em Ciências Sociais e doutor em Educação. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, em regime de 40 horas, carga horária parcial na Faculdade 2 de Julho e professor assistente da Universidade Federal da Bahia, em regime de 20 horas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: estado, neoliberalismo, educação, política e poder.
As informações são da LDM - Livraria Multicampi

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PAUTA DA CAMPANHA SALARIAL 2009

Cópia do documento encaminhado pelo SINDSEPS ao Prefeito, no dia 03 de abril de 2009.

Ao
Exmº Sr.
Dr. João Henrique de Barradas Carneiro
DD. Prefeito do Município de Salvador
NESTA

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador, SINDSEPS, no uso de suas atribuições, vem apresentar a pauta da CAMPANHA SALARIAL DE 2009, dos Servidores Públicos Municipais das administrações direta e indireta, ativos e inativos, retirada em assembléia geral da categoria, realizada no dia 02.04.09, abaixo discriminada:

I - CLÁUSULAS SOCIAIS

1. SEGURIDADE SOCIAL:

1.1 - Restabelecimento imediato da assistência à saúde e da assistência social dos servidores e seus dependentes;
1.2 - Melhoria e ampliação do atendimento médico-hospitalar, exames laboratoriais, odontologia etc prestados pela rede própria, bem como nas clínicas e hospitais credenciados;

1.3 - Política de prevenção às doenças ocupacionais;

1.4 - Recomposição imediata do Conselho Deliberativo do PREVIS, conforme imperativo legal;
1.5 - Contratação imediata de auditoria externa para as contas do Instituto, conforme previsão legal;
1.6 - Revisão da LC 041/05;
1.7 - Adotar medidas administrativas para que a Junta Médica trate com urbanidade e humanidade os servidores que são atendidos por esse Setor;
1.8 - Preservação integral das remunerações nas readaptações decorrentes de doença ocupacional e acidente de trabalho, com manutenção de todos os auxílios e gratificações, bem como seguro acidente num percentual de 50% de incremento dos vencimentos para as aposentadorias por invalidez, decorrentes de doença ocupacional e acidente de trabalho;

1.9 - LICENÇA Á GESTANTE: Regulamentar a concessão da licença gestante que amplia para 06 meses a licença maternidade, conforme Art 2º da Lei Federal 11.770 de 9 de setembro de 2008 ( extensiva à adotante);

2. LICENÇA PARA MANDATO CLASSISTA:

2.1 - Alterar a redação do art 130 da LC 01/91, assegurando remuneração integral aos servidores que desempenham mandato classista;

3. CONCURSO PÚBLICO PARA TODAS AS ÁREAS;

3.1 - Fim da terceirização. e adoção de concurso público como única forma de ingresso no serviço municipal;

4. REVISÃO DOS PLANOS DE CARGOS CARREIRAS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES E DA SAÚDE, RESPEITANDO-SE A PARIDADE, COM APROVAÇÃO PELA MESA MUNICIPAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE, CONFORME PROTOCOLO DE INTENÇÕES;

5. INSTALAÇÃO IMEDIATA DA MESA MUNICIPAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE;
6. Criação do plano de desenvolvimento de pessoas, para capacitação e treinamento do servidor, com dotação orçamentária de 15% da folha de pagamento;

7. Ampliação do programa portal para a universidade, com inclusão de cursos em níveis de especialização, EAD ,mestrado, doutorado;

8. Extensão do subprograma de incentivo à educação superior – PPU, com inclusão dos aposentados;

9. Adoção de medidas para aumento da oferta das bolsas de estudos, hoje coordenado pela SECULT, criação do portal do ensino médio e fundamental.

10. Curso de inclusão digital para todos os servidores.
11. Seguro de vida e acidentário para todos os servidores.

II - CLÁUSULAS FINANCEIRAS:

1. Vencimento básico mínimo na prefeitura de r$ 695,50, piso do servidor, e reajuste linear no mesmo percentual, 50%, para quem ganha acima de R$465,00 como forma de recomposição mínima das perdas salariais acumuladas de mais de 128%, segundo cálculos do DIEESE em 2008;
2. Acréscimo de 33,33% no vencimento básico para todos os trabalhadores que têm regime de 40 horas, conforme legislação vigente;
3. Pagamento da gratificação de risco no percentual de 40% para os guardas municipais da SUSPREV;

4. Incremento de 50% linear na tabela de avanço de competência e avanço de uma letra.

5. Incremento de 25% no auxílio alimentação e pagamento de valores iguais para os tíquetes serviço;
6. Pagamento imediato da GIQ da Saúde num patamar de 50%, conforme Campanha Salarial 2008;

7. Extensão da gratificação de apoio às atividades de defesa civil para todos os trabalhadores da RENURB e COHAB que estão a disposição da SUCOP;
8. Extensão da gratificação de produtividade para todos os servidores e empregados da prefeitura.
9. Retorno do auxílio educação.
10. Isonomia salarial para todos os trabalhadores que se encontram com salários diferenciados no exercício das mesmas funções e cargos.

11. Retorno do pagamento da insalubridade dos servidores da Vigilância Sanitária e epidemiológica, bem como daqueles em atividades administrativas em ambientes insalubres.

12. Manutenção do auxílio transporte durante as férias e licenças prêmios.

13. Manutenção do Auxilio transporte durante as férias e licenças prêmios;

14. Pagamento do transporte serviço – atualmente retirados de alguns órgãos;

15. Pagamento de um vencimento básico por ano efetivo de trabalho na prefeitura quando da aposentadoria;

16. Publicar Decreto estendendo o direito de percepção da gratificação gerencial aos secretários escolares;

17. Pagamento de Insalubridade aos Agentes de Salvamento Aquáticos, do concurso de 2008;

18. Adotar o mesmo tratamento aos aposentados e pensionistas.

19. Pagamento do retroativo do Risco de Vida dos Fiscais de Controle Sanitário.

20. Redução do desconto do Auxilio Alimentação no percentual de 5%;

21. Redução do desconto do Auxilio Transporte no percentual de 5%;


III - CLÁUSULAS GERAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO:


1. Melhoria das condições de trabalho e tratamento digno para todos os servidores municipais;

2. Construção de conjunto habitacional para os servidores;

3. Reenquadramento dos servidores em cargos em extinção.

4. Respeito às normas de segurança do trabalho, aquisição imediata de EPI’S para trabalhadores da SUCOP, SUSPREV e demais órgãos da prefeitura, e implantação das ‘’CIPAS’’.
5. Discussão dos efeitos da Reforma Administrativa, com os representantes da categoria;

6. Cumprimento dos Acordos das Campanhas Salariais de 2005, 2006, 2007, 2008.

Certos de contar com sua sensibilidade e espírito democrático, aguardamos agendamento das reuniões na respectiva Mesa de Negociação.

Atenciosamente,

Everaldo Alves de Oliveira Braga
Coordenador Geral do SINDSEPS